quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Avaliação Final


 

Caros Colegas Cursistas!

Chegamos na reta final do Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC. É necessário fazer uma retrospectiva e avaliar nossa trajetória nesses 6 meses de construção de conhecimentos. A avaliação nos faz refletir sobre nossas expectativas iniciais, nossa postura diante dessas metas e sobre o resultado nessa linha de chegada. Que sentimentos, dificuldades e avanços eu tinha e tenho?  Como avalio a metodologia utilizada, os conteúdos trabalhados, a atuação da formadora? Como avalio a minha atuação enquanto cursista?  O que destaco de positivo e de negativo nessa caminhada? Que sugestões eu deixo  para outras edições do curso? Como o curso interferiu (ou não)  na minha prática educativa ou minha vida pessoal?
Como formadora, não tive a pretensão de tirar todas as dúvidas, mas mostrar possibilidades e instigar a curiosidade para que busquem aprofundar seus conhecimentos daqui para frente.A tecnologia não deve ser um mero apêndice na prática pedagógica, mas deve ser incorporada a ela como estratégia de aprendizagem em que os estudantes e professores a utilizem para produzir conhecimentos de forma autoral e não simplesmente reproduzir informações já existentes , perpetuando velhas práticas da chamada por Paulo Freire "educação bancária", em que o professor deposita "conhecimentos" em alunos passivos. Com a tecnologia( e até sem ela), é possível oferecer uma educação mais personalizada, em que cada estudante busca seus próprios caminhos do aprender sob a mediação do educador, que de forma flexível vai conduzindo através de desafios instigantes,  a reflexão  e a produção de conhecimentos significativos para a vida de cada um.

Escrevam um texto  que abranja essas questões citadas acima e  publiquem nos comentários dessa postagem , bem como no seus blogs pessoais. 

Obrigada pela oportunidade de compartilhar conhecimentos, aprender junto com todos e agregar  mais afetos a minha vida. Estejam certos de que podem contar comigo sempre que eu puder contribuir. 

Abraço grande e um bom Natal e Ano Novo!

28 comentários:

  1. Minha avaliação final a respeito do curso, em relação aos sentimentos, dificuldades, avanços, metodologia, conteúdos trabalhados, a atuação da formadora, etc. Bem ufa!!! Penso que as dificuldades iniciais no decorrer do curso foram sendo sanadas aos poucos em cada encontro, em cada nova tarefa, também facilitou o fato de termos o privilégio de ter a professora do curso trabalhando no mesmo colégio que o nosso assim ficava fácil de tirar dúvidas pessoais. Como cursista acredito que obtive bons resultados, pois procurei sempre fazer todas as atividades propostas e sanar as dúvidas pendentes sempre que possível. Durante o curso pude aplicar várias ferramentas para melhorar meu desempenho no uso das tecnologias, o curso interferiu na minha prática diária e profissional, pois agora tenho a oportunidade de produzir conteúdos mais elaborados tanto na escola como na vida pessoal. Parabéns professora Marli pelo bom trabalho desenvolvido com nossa turma, obrigada pela oportunidade de compartilhar um pouco de seu conhecimento conosco, acredito que a curiosidade nos moveu até aqui e nos moverá mais com as novas técnicas adquiridas.

    ResponderExcluir
  2. As dificuldades em relação ao domínio das tecnologias sempre foram muitas. A oportunidade de participar do curso me ofereceu possibilidades para aprender a lidar com várias ferramentas que eu não sabia usar, embora tenho consciência que preciso ainda de muito tempo e dedicação para, aos poucos, aperfeiçoar o que aprendemos no curso.
    Sempre tive muita vontade de aprender usar as tecnologias, principalmente porque estando no momento na direção da Escola precisamos dominar certos programas para realizar o trabalho diário.
    Quanto à metodologia utilizada, os conteúdos trabalhados e a atuação da formadora foram excelentes e vieram ao encontro do que precisamos para melhorar a nossa prática pedagógica. Teria sido muito mais proveitoso se tivéssemos tido mais tempo para exercitar.
    Procurei desenvolver as atividades propostas durante o curso da melhor forma possível e conforme o tempo disponível. Ainda preciso realizar algumas tarefas que ficaram pendentes.
    Durante a caminhada do curso só tenho a destacar pontos positivos: trocas de conhecimentos, formadora muito paciente e dedicada, novos colegas, novos desafios, mais confiança para lidar com as tecnologias e muito mais.
    Sugestões para próximas edições do curso: primeiro espero poder participar novamente e como tenho tantas coisas para aprender tudo o que puder ser oferecido será bem vindo.

    QUE ESTE NATAL ENCHA OS NOSSOS CORAÇÕES DE AMOR E PAZ.
    FELIZ NATAL E
    UM PRÓSPERO ANO NOVO.


    ResponderExcluir
  3. Profe Marli! Depois de muitos convites e até insistência de sua parte em realizar formação na área das Tics, aceitei realizar este curso, mas sem muita animação; digamos que, foi mais para que você conseguisse número de alunos suficientes para preencher a turma. Quando o curso iniciou, o seu entusiasmo e a explanação dos conteúdos que iríamos trabalhar me animou. Como não consigo ser parcial nas coisas que realizo, "mergulhei" nas atividades e consegui participar de todas as aulas e realizar os trabalhos, é claro, dentro das minhas limitações, como iniciante. Você, Profe Marli, sempre esteve disponível, caminhando junto e isto me deu segurança. Muitas vezes não conseguia postar os trabalhos na primeira tentativa e busquei, também, a ajuda das colegas; juntas, partilhávamos as dúvidas e também as descobertas. Quando não conseguíamos, o socorro estava aí: você. A metodologia, os conteúdos, penso que se adequaram à realidade e nível do grupo. O bichinho do "quero mais" me pegou e sinto que preciso avançar, pois você nos mostrou quantos recursos há para serem explorados. Cresci muito e meus alunos também, pois trabalhei muitos conteúdos com eles e, principalmente, foram motivados a buscar, pesquisar coisas que não sabiam como: criar caça-palavras, cruzadinhas e quebra-cabeças online. Gostaram muito. Hoje, Profe Marli, entendo o porquê dos seus convites e da sua insistência pela formação na área das tecnologias. Abençoada seja você por continuar insistindo. Ainda me considero iniciante nesta área, mas com uma pequena base e a vontade de buscar mais. A criação do Blog foi a ação fatal que desencadeou muitas buscas, pois havia a necessidade de alimentá-lo. Este curso mudou a minha prática pedagógica e a relação que os alunos estabeleceram com o computador- não serve só para face ou pesquisar vídeos, mas para produzir muito conhecimento, usando ferramentas fantásticas que estão aí, a disposição, bastando apenas acessá-las. Agradeço muito à você, Profe Marli, pela sua paciência, persistência e compreensão. Você ´foi e é "10". Obrigado!

    ResponderExcluir

  4. Avaliação
    Professor nunca pára de aprender, tem o desafio constante de investir no seu aprimoramento pessoal e profissional.
    Moacir Gadotti diz: “Ser professor, hoje é viver intensamente o seu tempo, com consciência e sensibilidade. Não se pode imaginar um futuro para a humanidade sem professor. Eles fazem fluir o saber”. Vivemos um momento onde as novas tecnologias da Comunicação estão cada vez mais presentes. Diante desse panorama é preciso explorar outras possibilidades para não ser atropelado pela inovação tecnológica. Participando do curso TICs, tive a oportunidade de conhecer vários programas que antes não conhecia, aprender com várias ferramentas disponíveis na internet, pois é uma fonte de informação, e também usar Objetos Multimídia para aprimorar o meu aprendizado, bem como compartilhar e interagir com os colegas, errar, acertar, intervir, criar, selecionar e aprimorar meu conhecimento.

    Senti dificuldades por não ter domínio da tecnologia, mas procurei iniciar uma caminhada e aproveitar o curso da melhor forma possível para adquirir conhecimento e aplicar minhas aprendizagens, garantindo certa independência, mesmo trabalhando em setor, através de endereço virtual posso integrar a família & escola & comunidade.

    A profe Marli tem experiência, segurança, é competente, comprometida, e proporcionou uma metodologia dinâmica, prazerosa facilitando a mediação. Percebe-se que a professora periodizou a aprendizagem.

    Além disso, a profe Marli oportunizou conhecer sites, para que nós professores pudéssemos nos apropriar dessas ferramentas para integrá-las no nosso fazer pedagógico, reforçando o nosso papel de mediar e expandir as perspectivas de conectar conteúdos e tecnologia. Com elas buscamos inovar, despertar, romper paradigmas pré-estabelecidos e oportunizar a redescoberta da autonomia. O conteúdo do curso foi bem puxado com muitas leituras e atividades. Os trabalhos em grupo enriqueceram o desenvolvimento das atividades, uma vez que a troca amplia a aprendizagem, porém deveria ter mais horas para vencer o programa. Todos os cursistas tiveram a oportunidade de aprimorar o processo de formação e produzir conhecimento. O curso foi muito proveitoso, pois desenvolveu uma postura autodidata. O curso superou as minhas expectativas. Gostaria que fosse oferecido mais cursos na área. A caminhada continua.

    ResponderExcluir
  5. As dificuldades diante do desafio em aprender como funciona as novas alternativas na tecnologia, foram muitas, com muito esforço e boa vontade fui superando as dificuldades.
    com o decorrer do curso pude ver e descobrir junto com os cursistas as novas alternativas
    de como trabalhar diferente em sala de aula. Esse diferente é que nos diferencia diante da
    maneira de ensinar na sala de aula.
    Pude ter novas visões diante das ferramentas oferecidas e poder incorporar em minhas aulas em sala de aula. Aprendi muito, mais ainda preciso aprender, e com isso irei explorar mais.
    Marli ,obrigado por nos propor este novo desafio, e poder supera-lo.
    Gostaria que tivesse continuidade.

    ResponderExcluir
  6. Chegamos ao final de mais uma etapa de aprendizagem de integração das tecnologias à prática pedagógica.
    Quando iniciei o curso estava apreensiva por não saber o que seria pois tudo o que é novo nos assusta. Explorar os recursos tecnológicos foi muito importante, mas trocar ideias, tirar dúvidas, realizar as tarefas, realizar as tarefas em conjunto, buscar informações, usar a internet e outras mídias também fez com que aprendêssemos.
    A utilização de tecnologias (TICs) como ferramenta de apoio para os professores tem crescido cada vez mais. Atualmente muitas tecnologias estão disponibilizadas em todas as etapas da vida escolar, porém muitos professores tem dificuldade de acesso dessas TICs por não conhecerem onde e como encontrá-las, os professores sentem dificuldade em criar atividades pedagógicas que possibilitem o uso dessas tecnologias para complementar os conteúdos trabalhados em sala de aula. Esse curso veio para nos incentivar e apoiar nas atividades de ensino- aprendizagem.
    Apesar das dificuldades e do pouco tempo disponível achei o curso ótimo, produtivo, fizemos grandes descobertas, aprendemos que é possível mudar nossas práticas e desenvolver aulas mais atraentes para nossos alunos. Quero agradecer a Profª Marli pelo carinho e atenção.

    ResponderExcluir
  7. Avaliar é sempre uma tarefa complicada. Autoavaliar-se, também. Mas é importante e necessário para perceber avanços, permanências, possibilidades... Com relação às expectativas iniciais, chego ao final do curso satisfeita comigo mesma pelas aprendizagens realizadas, pela aplicação dessas aprendizagens pessoais com meus alunos, propiciando que eles também desenvolvessem novas habilidades e construissem novas aprendizagens... A forma como o curso foi organizado nos levou a avançar e a produzir. Podemos dizer que houveram algumas "cobranças", mas sem elas muitas vezes nos acomodamos... Graças a elas eu, particularmente, desenvolvi mais. Muitas coisas foram positivas. Destaco a divulgação e exploração dos blogs como ferramentas pedagógicas; os vários objetos multimídia, desde o módulo "um", que para mim foram novidade: livro digital, fotonovela, nuvem de palavras... e tantos outros.
    Ainda me cobro por fazer mais com os alunos, que estão lá na ponta deste processo todo, e que são a razão de ser de nosso trabalho. Ainda assim, considero que avancei, mas percebo como nunca que tenho muito para vançar!
    Parabéns à nossa formadora, Profesora Marli, pelo seu conhecimento, pelo seu dinamismo, por estar sempre disponível, pela forma como consegue conduzir os trabalhos, produzindo em nós uma sede cada vez maior nesse campo do uso das TICs.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  8. AVALIAÇÃO FINAL
    O início do curso foi de muita expectativa, pois não tinha muito conhecimento sobre as TICS. Iniciei com muito receio e medo, pois o novo sempre assusta, mas no decorrer do curso fui me familiarizando com muitos termos e acabei sentindo facilidade em algumas atividades e dificuldades em outras. Hoje, após o tempo decorrido sinto que estou muito mais preparada em alguns aspectos e ainda sinto dificuldade em outros, mas acredito que a partir de agora vou ter mais condições de usar as TICS em sala de aula. Com relação a metodologia, conteúdos e a formadora fomos muito felizes, pois a formadora teve a competência de trabalhar os conteúdos de forma dinâmica não deixando o curso se tornar monótono. Eu, como cursista, sempre procurei dar o meu melhor, apesar de muitas vezes, devido o cansaço ter pensado em desistir, mas respirei fundo e continuei. No curso destaco como aspecto positivo o conhecimento adquirido e negativo a falta de tempo para uma maior dedicação ao curso. O curso deveria ser durante o ano todo com um intervalo de tempo maior para que o cursista possa se dedicar as leituras e realização das atividades com mais calma, sem atropelos. O curso me proporcionou uma visão melhor do uso das TICS em sala de aula. Com certeza eu irei mudar a minha atuação em sala.

    ResponderExcluir
  9. A avaliação é sempre um assunto muito sério e muito complicado. Avaliar-se, então, é muito mais.... No início um sentimento de impossibilidade, mas, com o passar das aulas a confiança de que, certamente, não aprendi o suficiente para aplicar “tudo”, mas o curso permitiu que me surpreendesse com a quantidade de possibilidades diferentes de utilizarmos em nossas aulas para torná-las mais dinâmicas, possibilitando despertar no aluno maior interesse no aprendizado. No final do curso tenho um sentimento de que poderia ter me dedicado mais, mesmo assim, consigo utilizar todos os materiais disponíveis com o auxílio dos tutoriais e as dicas da profe Marli.


    ResponderExcluir
  10. AVALIAÇÃO FINAL
    Quando convidada para participar do curso TICS fiquei meio preocupada, pois as tecnologias me assustavam. Mas resolvi me desafiar. O curso começou e me assustei ainda mais: muitas eram as informações, leitura, atividades...
    A professora Marli, sempre me dando aquela força, sem contar as colegas, sempre prontas para me ajudar.
    O novo sempre assusta. Mas com o decorrer do curso aprendi a gostar das novas tecnologias, das novas aprendizagens. Como cursista tenho muito a aprender, mas estou me desafiando e prometo continuar a aprendizagem nessas férias.
    Tentei dar o máximo de mim e meu esforço não foi em vão. Consegui aplicar em sala de aula algumas atividades que aprendi com o uso das TICS. Os alunos também gostaram de realizar essas atividades e tudo saiu perfeito.
    O ser humano só é capaz de realizar as coisas aprendendo a fazer. O curso me proporcionou tudo isso.
    Obrigada professora Marli por toda dedicação, paciência, empenho e valorização dada a mim e a todos os cursistas.
    Feliz Natal e abençoado 2015.

    ResponderExcluir
  11. Fazendo uma retrospectiva referente ao Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC,lembro-me que muitos colegas se inscreveram.
    Meu maior objetivo era aprender a criar um blog e fazer as postagens. Chegou o primeiro sábado, muito frio e também nos certificamos que a maioria do grupo era analfabeto digital. A professora Marli Fiorentin Dagnese, com muita atenção, dedicação e conhecimento foi nos aconchegando com sua fala calma e seus tutoriais. Descobri mais uma maravilha criada pelo inteligente "homem": os tutoriais. Meu marido dizia:"se fosse disco furava". Às vezes pensava "como é difícil, mas não posso desistir, meu filho está me observando".
    Hoje, estou feliz, pois meus alunos analisaram as postagens e sua fotos no blog e diziam "profe, você está aprendendo a fazer isto? Se precisar nós te ajudamos." Mediante estes fatos reforçava a busca pelo saber/aprender, o qual nunca acaba.
    Foi bom ter frequentado o curso, aprendi muito. Gostaria de continuar se for ofertado novamente.
    Destaco também a quantidade infinita de possibilidade de aprender e ensinar com tecnologias apresentadas pela professora. Outro fator é referente a compreensão que deve-se ter com alunos que não são assíduos e consequentemente não aprendem e não postam as atividades. Quem é pontual e sempre realiza as atividades gostariam de na aula subsequente avançar no aprendizado, ao passo que aprendem a esperar a professora pacientemente ensinar aos faltantes, isso fez-me refletir muito o comportamento dos alunos, melhor dizendo, neste caso, também somos alunos, a impaciência deles refletia em nós. Isso também é aprendizado, pois nos faz repensar a atuação em sala de aula com os diferentes alunos e que devemos sempre dispor de tempo para ensinar quem quer aprender.
    Voltando a fala anterior, quando muitos colegas se inscreveram, sinto-me realizada, pois fui perseverante e acredito que uma aluna dedicada, não desisti, como muitos colegas.
    Obrigada a todos envolvidos na formação dos professores da 16ª CRE e a professora Marli. Desejo a todos um FELIZ NATAL e PRÓSPERO ANO NOVO!

    ResponderExcluir
  12. O sentimento de começar algo novo, mas de alguma forma não era tão novo, fez com que eu sentisse um pouco de medo e sentir isso nem sempre é bom, encarei esse desafio como algo inovador para minha prática docente, sendo que com isso iria crescer um pouco mais na área tecnológica. O começo foi árduo, pensei algumas vezes em desistir, porém sempre me perguntava “ Qual motivo real para desistir” e não chegava a uma resposta coerente, e continuava a me desafiar, cresci muito em relação a construir aulas atrativas com o uso das TICS, percebi que a cada dia que eu era desafiada e ao mesmo tempo desafiava meus alunos percebia que crescíamos juntos e os mesmos, relatavam que eram muito bacana trabalhar com as tecnologias, isso me deixava muito feliz, e logo não desisti e aqui estou concluindo esse curso. Nossa formadora a todo momento sempre nos incentivava que tudo era muito simples e que sim iriamos sair de lá compreendendo e nos “virando nos trinta”, acredito que a força de vontade e coragem da mesma despertava em mim a sede de continuar e parar de pensar em desistir. Tudo que aprendi e vivenciei com esse curso é positivo, deixando nada de negativo. Como cursista, acredito que algumas vezes podia ter me dedicado mais e realizado muito mais coisas, porém sempre dei o melhor de mim, sendo que levo para minha vida docente, tudo que aprendi para que a cada dia minhas práticas se tornem cada vez mais atraentes e envolventes.

    ResponderExcluir
  13. Olha, os aspectos positivos do curso foram muitos, dentre eles destaco a familiarização com algumas ferramentas bacanas como autocollage, movie maker, cmap tools... ferramentas essas que lidam com cor ,imagem , som e muito trabalho, eu diria; pelo menos pra mim.
    Em relação à prática pedagógica, o maior aprendizado é a necessidade que temos de realizar trabalhos de autoria, seja por parte dos professores ou dos alunos. Acho que podemos ser protagonistas de nossa história, seja usando as tecnologias ou sem elas.Por exemplo, na disciplina de literatura, o trabalho principal do trimestre foi produzirem um texto dissertativo a partir das leituras realizadas.
    Este ano não utilizei as ferramentas tecnológicas que vimos no curso na sala de aula porque ainda não as domino como gostaria, para depois poder orientar os alunos em suas produções. Isto fará parte dos meus planos para 2015. Para isto acho que os alunos deverão trazer seu computador para a escola.
    Para finalizar, posso dizer que o curso me deixou intrigada, curiosa, braba, aflita, feliz, ansiosa, um pouco de tudo, ou seja ele não passou em branco. Mas o principal, o curso foi mais um exemplo de como é bom aprender, compartilhar o que se aprendeu com outros colegas ou pedir ajuda aos colegas, como é bom ser ESTUDANTE, estar aberto para ver, rever, dialogar, discutir, planejar, valorizar...
    VALEU MARLI , OBRIGADA POR TUA DEDICAÇÃO!

    ResponderExcluir
  14. Avaliação do curso Aprendendo e Ensinando com as TIC.
    Em todas as oportunidades que me manifestei sempre avaliei positivamente o curso.
    Hoje merece um parênteses o acordo entre Cuba e Estados Unidos da América. Ver que tudo pode ser reconstruído pensando no bem dos seres humanos, é animador .
    Sempre considerei as TIC ferramentas com muitas possibilidades na educação. A metodologia, os conteúdos e a prática da professora sempre motivaram a busca e, acima de tudo, a utilização na prática pedagógica. Como participante do curso fui destemido. No final estive com dificuldades, especialmente, uma dor que aumenta muito quando estou em frente ao computador. Deve ser má postura. Tudo foi positivo. O maior aprendizado foi o reforço da confiança de que o trabalho para construir a autonomia e a autoria é o que devemos construir na educação.
    Boas festas e que 2015 venha BOMbando. Hermes Lauro Magoga

    ResponderExcluir
  15. Avaliação do curso

    Me sinto feliz e realizada por ter me desafiado a participar do curso mesmo sendo uma analfabeta digital. Quero agradecer a Profª Marli pela sua insistência e dedicação para conosco e às colegas que muito me ajudaram nesse tempo pois, quando eu não conseguia corria pedir ajuda, né Géssica!
    Através desse curso vi que há muitas possibilidades e vários programas que podemos utilizar com nossos alunos, enriquecendo assim nossa prática pedagógica. Os alunos amaram as aulas que tiveram acesso às atividades no laboratório de informática pois fomos lá sabendo o que e como fazer . Sou grata ao curso pois, comecei a faculdade de Pedagogia à distância e estou conseguindo fazer as atividades porque estou familiarizada com os programas, ferramentas, termos digitais... Espero que possamos continuar no próximo ano com outros cursos, novos desafios, novas aprendizagens pois, assim como desafiamos nossos alunos também precisamos nos desafiar e tempo, tempo nós arrumamos pois, hoje é necessário estarmos sempre buscando para não ficarmos ultrapassados e por fora do que acontece. Professor precisa de aprendizagem contínua.
    Desejo a todos os colegas e à Profª Marli um Feliz Natal e um Feliz 2015.
    Alessandra Lopes de Oliveira

    ResponderExcluir
  16. Chegamos ao final do Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC. Meus sentimentos se mesclam em alegria e tristeza. Alegria por ter aprendido muito neste período, ter feito novas amizades e ter tido a possibilidade de me superar em muitas atividades. Tristeza porque já chegou ao fim e percebo que ainda tenho dificuldades e muito que aprender.
    Sempre quis aprender mais sobre os blogs e o curso me deu esta possibilidade. Os demais conteúdos aprendidos foram todos novidade para mim. Adorei conhecer e utilizar algumas ferramentas com meus alunos, como a fotonovela e o photo story. Sei que poderia ter feito muito mais, mas o medo, a insegurança, às vezes a falta de tempo, me fizeram desacelerar. A metodologia utilizada foi ótima, pois nos desafiava a criar, ser autor de nosso próprio trabalho. Quanto a nossa formadora, a profª Marli Fiorentin, sem palavras para expressar as aulas maravilhosas e atenciosas que tivemos. Ela estava sempre pronta a nos incentivar. Acredito que se não fosse esse seu jeito, eu teria desistido nas dificuldades... Obrigada por tudo.
    Espero poder continuar aprendendo e utilizando as TIC na minha prática pedagógica. Que venham outros cursos! Este foi só o começo de uma nova e longa caminhada. Como já disse antes, tenho ainda muito que aprender, mas tenho certeza que este pouco que aprendi fará toda a diferença.
    Um abraço e Boas Festas a todos!

    ResponderExcluir
  17. De um modo geral, o curso foi muito proveitoso. Como não tenho Regência de Classe, utilizei e utilizo as ferramentas de mídias que aprendi no meu dia-a-dia, como por exemplo, os mapas conceituais que realizei vários para os trabalhos da minha pós. Quando aos demais, a fotonovela, movie maker, o photo story, há esses utilizo para publicar as fotos e filmes sobre meus passeios, viagens e família.
    Quanto a profe MARLI, nossa! Ela sabe muito! Ela é simpática, proativa e dedicada.
    Aguardo convite para a próxima edição e que tenha um módulo para usar as tecnologias no celular, he, he, he...
    Um Feliz Natal e Próspero Ano Novo para todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reta final eu diria que não. Apenas o começo, como nos afirma a Profª Marli. E o começo é sempre algo que nos deixa com expectativas. Confesso que iniciei o curso com mais energia e terminei com bem menos, devido ao desgaste que nossa profissão como educadores exige. Final de ano, final de trimestre, duas escolas, pareceres... que todos sabem bem como é. Contudo, posso afirmar que foi muito produtivo: obtive informações que não tinha antes, tive dificuldades, pequenos e, ou, médios avanços.
      Além do crescimento que obtivemos, um dos pontos positivos foi ter convivência com outros educadores, pessoas legais, comprometidas e também curiosas. A curiosidade é algo que nos instiga como educadores. E ver professores que estão há mais tempo no exercício do magistério, procurando renovar suas aprendizagens com as TICS, foi motivador.
      Enquanto cursista procurei aprender e a me organizar na realização das tarefas a fim de cumpri-las a tempo de não acumular atividades e textos a serem lidos. O que não foi tão fácil assim!
      Posso afirmar que o curso só veio a acrescentar a minha prática educativa e minha vida pessoal, pois foi uma oportunidade de aprender com muitas possibilidades e estratégias de ensino não aparecem assim em qualquer momento.
      Parabéns, profe Marli, pelo teu empenho, carinho e dedicação. Por dividir conhecimentos conosco e, ainda, por mostrar a todos o quanto se faz necessário renovar nossa mente quanto ao uso das TICS na sala de aula!
      Um Feliz Natal a todos os colegas e a profe Marli!

      Excluir
  18. È incontestável que as tecnologias são essenciais na educação. Durante este curso não senti dificuldades nas propostas apresentadas, mas a quantidade e o escasso tempo não permitiram o meu máximo. Foi um bom momento de atualização e descoberta de novas ferramentas. As metodologias aplicadas no decorrer do curso foram adequadas e creio eu, num geral, exitosas. Quanto à tutora, deixo meus agradecimentos pela dedicação, compreensão e paciência. Guardarei e aplicarei boas lembranças deste curso.
    Boas festas a todos.

    ResponderExcluir
  19. Avaliação final do curso de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) ministrado pela tutora Marli Dagnese Fiorentin.
    Ao chegar ao final do curso de TIC, posso dizer que superou minhas expectativas, melhor do que eu imaginava. A professora Marli domina muito bem as tecnologias. Ela abriu alguns caminhos que eu não sabia que existiam. Como profissional na área da Educação Infantil e Língua Portuguesa, ela demonstrou exemplos próprios que se pode trabalhar em sala de aula com as mídias, tornando as aulas muito mais atraentes.
    Aprendemos que ao invés de “brigar” com os alunos que usam o celular, deve-se usar ele como ferramenta de apoio para pesquisas e realizações de trabalhos. E, todos sabemos, que é uma forma de ajudar o aluno a criar consciência de que as mídias não servem apenas como apetrecho, brincadeira e diversões, mas sim para auxiliar na aprendizagem. Como diz Paulo Freire (1996) “... a questão não é acabar com a escola, é mudá-la completamente, é radicalmente fazer que nasça dela um novo ser tão atual quanto a tecnologia. Eu continuo lutando no sentido de pôr a escola à altura do seu tempo. E pôr a escola à altura do seu tempo não é soterrá-la, mas refazê-la.”
    Bem, em alguns momentos sofri, em outros tive mais facilidade, mas como sempre, sou persistente, luto até o fim, por isso posso dizer valeu a pena, foi muito bom, e ainda poderia ter sido melhor aproveitado se a turma fosse menor, pois o rendimento seria melhor. Também a carga horária de 60 (sessenta) horas é baixa para um curso de seis meses de duração, com aulas presenciais e a distância. Realmente, o curso foi trabalhoso, se não fosse, com certeza não teria a mesma qualidade. Claro, descobrimos muitas coisas boas, mas há muito que “fuçar e fuçar”...
    Gostaria de fazer mais uma etapa desse curso, para aprofundar. Vou aguardar um convite.
    Não atuo em sala de aula, trabalho em setor de escola, mas sei que posso adequar o que aprendi de qualquer forma em meu trabalho ou na vida. Parabéns ao MEC (Ministério da Educação e Cultura) que investe numa educação de qualidade aos brasileiros! Parabéns a nós cursistas pelo desafio! Muito obrigada profe Marli! Boas festas!

    ResponderExcluir
  20. AVALIAÇÃO DO CURSO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
    Foi dado o chute inicial, a curiosidade está aguçadíssima . Já gostava de utilizar a internet (para outras atividades), percebi que a riqueza de material é muito maior. Acredito ter percebido que não tem que existir o medo de fuçar, como diz minha filha de 5 anos: " é só clicar, mãe!"
    Realmente a utilização das tecnologias existentes é fascinante e se isso não estiver presente no nosso dia a dia como educadores, seremos verdadeiros "fósseis vivos".Gostaria de ter me dedicado mais a algumas tarefas e ter concluído todas, talvez não justifique ter 40 horas, ter acontecido no 2º semestre, que é mais sobrecarregado nas escolas, mas se pudesse ser realizado no 1º semestre, facilitaria mais a minha dedicação às tarefas à distância, pois fiquei angustiada por não ter me dedicado muito mais.
    Em relação à nossa tutora, só existem elogios: conhecedora, dedicada, com muiiiiita paciência ( aí que dó), eu parecia uma aluna lá no 6º ano: Prof. posso passar um traço colorido? Prof. posso trocar de folha? Meu Deus, como me aguentou?
    A metodologia utilizada para o curso foi excelente, se tiver outros cursos gostaria de fazê-los, me avisa! Pois só tenho a acrescentar na minha vida particular e profissional.
    Mestre, Boas Festas e um grande abraço.
    OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  21. Chegando no fim de mais um curso de muita importância para mim, pois as minhas pers pectiva sobre a TICS, eram de aprender a usar alguns recursos para poder aplicar nas minhas aulas e na vida pessoal. Só que o curso apresentou muito mais ferramentas. Fiquei realizada de ter esta oportunidade de aprender novos caminhos e mediar mais a minha postura de educadora. Tenho muito para aprender, pois algumas ferramentas ainda não consegui de realizar sozinha, mas irei buscar nos tutoriais e praticarei com mais persistência, afim de incorporar com mais segurança nas minhas atividades de educadora. Os conteúdos apresentados no curso e a metodologia foram muito bons com novidades a nós cursistas. Prof. você uma prof de nota dez, teve muita paciência para explicar e retomar para quem não conseguia aprender.Obrigada prof. Marli.

    ResponderExcluir
  22. Chego com êxito ao final deste desafio, não tanto pelo uso das tecnologias, mas por compreender que há uma gama de possibilidades nelas que nos torna autores (produzindo, divulgando e compartilhando conhecimentos), e assim capazes de auxiliar na transformação de informação em novos conhecimentos e aprendizagens significativas. Tenho consciência que minha dificuldade em gerenciar o tempo, mais uma vez, se pôs contra mim. Desafio este, que preciso encarar com seriedade e responsabilidade... Acabei realizando algumas atividades do jeito que deu, e não de acordo com a capacidade que sei que tenho. Os conteúdos, a metodologia e a atuação da Profe. Marli, nossa formadora, sempre nos motivaram à busca, à pesquisa, ao experimentar, ao mexer para descobrir e aprender sobre as TICS, bem como, suas possibilidades na prática pedagógica. Isso, talvez, é o que tenha mais marcado esse curso. Até mesmo, por que a tecnologia está mudando a cada instante e precisamos nos readaptar a cada "atualização". Sugiro que possamos continuar compartilhando nossas descobertas e nossas produções, inclusive, participando de cursos nesse formato e com a Prô. Marli, mas com um tempo maior para explorar cada um dos recursos. Temos muito ainda para aprender. Espero, a partir de 2015, estar utilizando as TICS como estratégia de aprendizagem com meus alunos que, na sua maioria, são incompreendidos quanto ao seu jeito diferente de aprender. Obrigada Profe. Marli, pela tua ânsia de ensinar e aprender; e Obrigada Colegas, por deixarmo-nos contagiar por essa vontade de aprender a aprender para ensinar e aprender.
    A vocês,
    Um Feliz e Abençoado Natal e um 2015 de muitos cliques!!!!

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. O curso foi uma experiência positiva, pois trabalhamos com a prática. Para aprender a usar essas tecnologias e ferramentas disponíveis é preciso “mexer”, desafiar-se, pesquisar, discutir com outras pessoas e foi exatamente isso que o curso nos proporcionou. Não tive grandes dificuldades em realizar as tarefas, porém a falta de tempo me impossibilitou de participar de alguns encontros e desta forma, não consegui fazer o meu melhor. Algumas atividades consegui aplicar em sala de aula e estas foram bastante proveitosas, com certeza pretendo cada vez mais introduzi-las em minha prática pedagógica.
    É preciso mais tempo para explorar os diferentes recursos, acredito que este tenha seja um ponto a melhorar no curso.
    Parabenizo a profe Marli, pelo empenho, dedicação e por criar infinitas possibilidades de encontros para sanar nossas dúvidas. Fica o desafio de continuarmos buscando, aplicando, compartilhando nossas experiências e trocando ideias.
    Desejo a todos um Feliz Natal e um próspero 2015!!

    ResponderExcluir
  25. O Curso de Formação Tecnologias na Educação foi uma oportunidade ótima para os professores-alunos: uma proposta muito oportuna pois veio oferecer subsídios teórico,metodológico e práticas para os professores que efetivamente estão comprometidos com a Educação. As atividades realizadas contribuíram com o trabalho em sala de aula, ao utilizar as TIC podemos criar situações de aprendizagem que proporcionam aos alunos à construção do conhecimento, ao trabalho colaborativo e à criatividade.

    No decorrer do curso conheci diferentes mídias e tive oportunidade de identificar o potencial trazidos pela tecnologia digital e perceber a importância do papel das tecnologias de informação e comunicação em todos os setores da cultura desse século. O que realmente precisamos é de tempo para praticar tudo o que conhecemos, o tempo se torna um inimigo, porque estamos sempre querendo mais e esbarramos nesse inimigo. Mas precisamos encarrar esse inimigo e seguir em frente.

    A nossa professora Marli foi ótima formadora em todos os sentidos: orientando com muito conhecimento, com a disposição, com muita atenção a todos, sempre com a respostas para nossas dúvidas. Realmente por mais que eu escreva, as palavras sempre serão poucas para demonstrar minha gratidão por esta oportunidade.

    Ao final deste curso, reconheço que aprendi usar muitas ferramentas que antes eram apenas observadas, mas agora com base nas experiências vivenciadas na prática e no compartilhamento dessas experiências com os colegas e continuar usando o que aprendi para construir conhecimento e habilidades para aqueles que cruzarem meu caminho.

    BOAS FESTAS! SELMA.

    ResponderExcluir
  26. AVALIAÇÃO FINAL DO CURSO DAS TICS
    Quando chego ao final de um curso sinto diferentes sensações, saio melhor do que entrei e sabedora de que ainda resta muito por aprender.
    Há um certo “ alívio” por não ter mais aquele compromisso com atividades, mas, também uma vontade de que não tivesse acabado porque foi grande o aprendizado. As tics são apaixonantes, além disso percebo que é primordial sua aplicação na escola para que esta Instituição possa acompanhar a evolução da sociedade, bem como, atrair a atenção do aluno e possibilitar-lhe a produção do conhecimento na linguagem tecnológica.
    No decorrer do curso senti muitas dificuldades, mas com a ajuda da professora, elas foram sendo vencidas. Por sinal, a professora foi muito competente, comprometida, responsável e o principal de tudo: demonstrou verdadeira paixão e amor pelo que faz, qualidade imprescindível a quem dedica-se a esta nobre profissão, a qual pode ser classificada como missão.
    A falta de tempo foi um grande empecilho para mim, gostaria de ter podido dedicar-me mais ao curso, com certeza, aprenderia muito mais. Pretendo aprofundar-me no que foi trabalhado, ler, fazer exercícios, navegar pelos programas e ver as possibilidades de aplicação com os alunos.
    Fico na expectativa de que sejam oferecidos mais cursos sobre Tics, e, se forem com a professora Marli, melhor ainda ( isto não é rasgação de seda), pois é uma profissional de muita competência e sabedoria.

    Por fim o que me resta é dizer um MUITO OBRIGADA de coração a todos os envolvidos para que o curso das Tics se tornasse realidade.

    ResponderExcluir
  27. Ser professor é consumir horas e horas pensando em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo todos os dias, a cada dia é única e original...

    Essa é a frase que te retrata profe Marli, quero te dizer que te admiro por tanto amor a profissão, és uma profe rara, obrigada por compartilhar teu conhecimento Obrigada colegas pelas caronas, pela paciência, pela amizade, FELIZ 2015.

    ResponderExcluir